ASSOCIAÇÕES
VIVMAR
A VIVMAR é uma Associação de Pescadores (AP) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento regional través da organização de atividades de sensibilização ao publico em geral. Tê como objetivo a defesa dos direitos dos viveiristas da Ria Formosa, nomeadamente na defesa da conservação da biodiversidade de moluscos bivalves na Ria Formosa, exploração sustentada destes recursos na medida de apoio à conservação dos recursos de bivalves e da sua biodiversidade na Ria Formosa e comercialização e apoio á pesca no sentido de valorização dos produtos da Ria Formosa.
ARMALGARVE
A ARMALGARVE Polvo é uma Organização de Pescadores (OP) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social e económico da comunidade dos armadores e pescadores do polvo do Algarve, assim como a defesa dos recursos naturais e dos interesses dos seus associados.
Associação de Moradores da Ilha da Culatra
Associação de Moradores da Ilha da Culatra é uma associação cujo objectivo é promover a evolução e expansão a Ilha da Culatra, defender a Ilha e os Culatrenses.
ASSOCIAÇÃO DE ARMADORES DE PESCA DA FUZETA
A Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta (AAPF), constituída em 2013, é a continuidade da Associação de Armadores de Pesca do Sotavento Algarvio (ADAPSA), fundada em 1993.
A ADAPSA foi constituída para defender os Armadores de Pesca do Sotavento Algarvio que exerciam a sua atividade pesqueira maioritariamente em Marrocos. Uma vez finalizada esta atividade, fez todo o sentido para os seus associados a mudança de estatutos e de nome da associação.
ASSOCIAÇÃO DE ARMADORES DE PESCA DO CENTRO E SUL
A AAPCS é uma associação, com mais de vinte anos de existência, constituída por cerca de 80 embarcações de pesca artesanal, dos 3 aos 17 metros, que operam em Sesimbra.
A pesca artesanal é uma pesca sustentável que assenta em artes como a linha, armadilhas e redes.
OLHÃOPESCA – ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES DE PESCA DO ALGARVE, C.R.L
A Olhãopesca tem por objeto principal a tomada de medidas próprias que assegurem o exercício racional da pesca e a melhoria das condições de venda ou da valorização dos produtos da pesca capturados pelos seus membros e, de forma geral, a tomada de medidas adequadas para melhorar o rendimento dos produtores aderentes, sem prejuízo do volume da oferta às necessidades do mercado.
QUARPESCA
A QUARPESCA, Associação dos armadores pescadores de Quarteira. Tem como objeto , promover e divulgar acções técnicas e económicas com vista ao melhoramento da pesca em todas as suas vertentes, visando defender todos os interesses relacionados com a actividade pescatória, igualmente nos aspectos ecologico-sociais e culturais.
APARA – ASSOCIAÇÃO PESCA ARTESANAL REGIÃO DE AVEIRO
APARA Divulgação de Informação sobre a Ria de Aveiro
ENTIDADES OFICIAIS
Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
A Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e serviços Marítimos DGRM desenvolve-se em três áreas fundamentais: Administração Marítima; Pesca; Ordenamento e Sustentabilidade do Mar. Neste projeto o ICNF providência as licenças experimentais para as artes de pesca para que os colaboradores pudessem operar dentro da Lei na apanha de caranguejos nos diferentes sistemas estudados.
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas têm como missão propor, acompanhar e assegurar a execução das políticas de conservação da natureza e das florestas, visando a conservação, a utilização sustentável, a valorização, a fruição e o reconhecimento público do património natural. Neste projeto o ICNF providência as licenças experimentais para que os colaboradores pudessem operar dentro da lei na apanha de caranguejos nos diferentes sistemas estudados.
COLABORADORES
Os colaboradores do projeto incluem pescadores, pescadores recreativos e mariscadores que facultam na medida da possível informação a vários níveis: nomes de pessoas ligadas a apanha e/ou pesca do caranguejo, pescadores aposentados que permitem fazer levantamento histórico com base em entrevistas e inquéritos, colaboradores que cedem nomes de outros pescadores/mariscadores, colaboradores que realizam pesca para o projeto sem remuneração no âmbito das suas atividades e outros amantes da natureza e da ciência.
Ria Formosa
- Vitor Manuel Martins Lourenço (mariscador)
- João Fernando Mestra Martins (pescador)
Ria do Alvor
- Arlindo da Silva Correia (pescador)
- Nelson Filipe Gonçalves Correia (pescador)
- Carlos Filipe Conceição Almeida (pescador)
Estuário do Sado
- Ivo Antonio Chumbinho da Silva (pesca desportiva)
- Rui Manuel da Silva Maia (pesca desportiva)
- Adelino Lopes dos Santos (pescador)
- Cidália e Cândido Loção Nunes (pesca desportiva)
Ria de Aveiro
- Vitor Manuela Margaço Caravela