Associações

VIVMAR – Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa

A VIVMAR é uma Associação de Pescadores (AP) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento regional través da organização de atividades de sensibilização ao publico em geral. Tê como objetivo a defesa dos direitos dos viveiristas da Ria Formosa, nomeadamente na defesa da conservação da biodiversidade de moluscos bivalves na Ria Formosa, exploração sustentada destes recursos na medida de apoio à conservação dos recursos de bivalves e da sua biodiversidade na Ria Formosa e comercialização e apoio á pesca no sentido de valorização dos produtos da Ria Formosa.

ARMALGARVE – Associação do Polvo

A ARMALGARVE Polvo é uma Organização de Pescadores (OP) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social e económico da comunidade dos armadores e pescadores do polvo do Algarve, assim como a defesa dos recursos naturais e dos interesses dos seus associados.

OLHÃOPESCA, CRL

A Olhãopesca – Organização de Produtores de Pesca do Algarve, C.R.L. é uma cooperativa de responsabilidade limitada inserida no setor pesca profissional, sediada em Olhão. A Olhãopesca tem por objeto principal a tomada de medidas próprias que assegurem o exercício racional da pesca e a melhoria das condições de venda ou da valorização dos produtos da pesca capturados pelos seus membros e, de forma geral, a tomada de medidas adequadas para melhorar o rendimento dos produtores aderentes, sem prejuízo do volume da oferta às necessidades do mercado.

Associação de Armadores da Pesca da Fuzeta

A AAPF – Associação de Armadores de Pesca da Fuzeta (AAPF), constituída em 2013, é a continuidade da Associação de Armadores de Pesca do Sotavento Algarvio (ADAPSA), fundada em 1993. A AAPF encontra-se atualmente sediada no edifício da lota da Fuzeta, no concelho de Olhão e tem por fim a representação, defesa, promoção e estudo dos direitos e interesses dos seus associados e o desenvolvimento das indústrias que exercem, tanto da pesca, como das que lhe são afins.

Associação de Armadores de Pesca de Quarteira

A QUARPESCA, Associação dos armadores pescadores de Quarteira é uma entidade sediada em Quarteira com objetivo de promover e divulgar acções técnicas e económicas com vista ao melhoramento da pesca em todas as suas vertentes, visando defender todos os interesses relacionados com a actividade pescatória, igualmente nos aspectos ecologico-sociais e culturais.

Associação de Moradores da Ilha da Culatra

Associação de Moradores da Ilha da Culatra é uma associação cujo objectivo é promover a evolução e expansão a Ilha da Culatra, defender a Ilha e os Culatrenses.

Colaboradores

Os colaboradores do projeto incluem pescadores, pescadores recreativos e mariscadores que facultam na medida da possível informação a vários níveis: nomes de pessoas ligadas a apanha e/ou pesca do caranguejo, pescadores aposentados que permitem fazer levantamento histórico com base em entrevistas e inquéritos, colaboradores que cedem nomes de outros pescadores/mariscadores, colaboradores que realizam pesca para o projeto sem remuneração no âmbito das suas atividades e outros amantes da natureza e da ciência.

Ria Formosa

Vitor Manuel Martins Lourenço
João Fernando Mestra Martins
António Vicente Graça de Jesus Na imagem a receber as licenças de Francisco Leitão, coordenador do Projecto CRUSTAPANHA.
Humberto Manuel Faleiro Fernandes
Humberto Paulo Rolão Gomes

Ria do Alvor

Arlindo da Silva Correia (entrega da Licença emitida pela DGRM)
Nelson Filipe Gonçalves Correia
Carlos Filipe Conceição Almeida

Estuário do Sado

Ivo Antonio Chumbinho da Silva (pesca desportiva)
Cesário de Jesus Martins
Adelino Lopes dos Santos (entrega da Licença emitida pelo ICNF)
Cidália e Cândido Loção Nunes (pesca desportiva)

Ria de Aveiro

Vitor Manuela Margaço Caravela
António Vieira da Silva

Rio Tejo

José Henriques Simãozinho

Capitanias

As Capitanias de Porto e a Policia Marítima que operam nas a áreas adjacentes às zonas de estudo onde se realiza este projeto têm um papel preponderante neste estudo. Neste projeto, estas entidades têm apoiado as saídas de campo na medida que permitem que elementos da equipa científica (não marítimos) embarquem a bordo das embarcações de colaboradores do CRUSTAPANHA. O projeto agradece assim às seguintes capitanias, policia marítima, pela ajuda prestada com emissão e autorização de licenças de embarque e esclarecimentos que permitem trabalhar em segurança e dentro da legalidade requerida (colaboradores e equipa científica):

Instituições

ICNF

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas têm como missão propor, acompanhar e assegurar a execução das políticas de conservação da natureza e das florestas, visando a conservação, a utilização sustentável, a valorização, a fruição e o reconhecimento público do património natural. Neste projeto o ICNF providência as licenças experimentais para que os colaboradores pudessem operar dentro da lei na apanha de caranguejos nos diferentes sistemas estudados.

DGRM

A Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e serviços Marítimos DGRM desenvolve-se em três áreas fundamentais: Administração Marítima; Pesca; Ordenamento e Sustentabilidade do Mar. Neste projeto o ICNF providência as licenças experimentais para as artes de pesca para que os colaboradores pudessem operar dentro da Lei na apanha de caranguejos nos diferentes sistemas estudados.